História

Rádio Comunitária Magnificat FM – 87,9

A Rádio Magnificat FM é uma unidade da Obra de Assistência Paroquial de Cachoeira (OAPC), que tem como diretor o padre Hélio Leal Vilas Boas. Foi criada no dia 8 de setembro de 1998, porém houve uma interrupção, devido a não legalização perante fiscalização do governo. Finalmente no dia 9 de julho de 2002 voltou a funcionar legalmente. É uma rádio com a frequência 87,9 e tem a potência de 25 gramas.
        A Magnificat não tem jornalista formado, mas tem um radialista profissional que é Marcos Moura. Atualmente a rádio possui um projeto “Locutor mirim”, em que jovens são treinados por locutores mais experientes da rádio, que tem o objetivo de deixá-los aptos para desenvolver sozinhos a atividade após o projeto.   A sua equipe de locutores é voluntária. Seu atual diretor é Ivanildo Paulo e é quem decide a política editorial da empresa. Toda a renda arrecadada na rádio é destinada a Casa da Criança Ana Nery, que também é uma unidade da OAPC.
A estrutura que a rádio possui hoje é adequada, principalmente o seu estúdio interno de gravação. Ela não possui veículo para reportagem e todas as notícias coletadas são de sites, de jornais, de revistas de instituições e de acontecimentos da região, além de entrevistas com pessoas também da região. Os ouvintes têm liberdade e espaço para pedir músicas, mandar alô, falar de um fato de sua rua e ou da cidade e dar a opinião do que está achando da programação da rádio.
            A sua programação é destinada a todo tipo de ouvinte e é aberta a qualquer manifestação cultural. Com relação à era digital, a rádio possui blog, flickr, comunidade no Orkut, Msn e email.

*